Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoProfMatXXIII SIEMLocaisCursos InscriçõesDestaques 
Programa Científico  |  Esquema geral do programa  |  Programa Social e Cultural  |  Cartaz do ProfMat  |  Colabore
ProfMat

Conheça o conjunto de atividades que a comissão organizadora do ProfMat 2012 está a preparar para o encontro. Este sítio irá sendo atualizado com as novidades.




Programa Científico

Sessões do ProfMat

Temas:

  • História da Matemática
  • Ensino Profissional
  • Matemática e Arte
  • Transformações Geométricas
  • Ensino da Matemática para Engenharia
  • Matemática do Planeta Terra

 

 




Esquema geral do programa




Programa Social e Cultural

Programa musical do PROFMAT 2012:

Quinta, 4 de Outubro

11.00 - Abertura do PROFMAT
Momento musical (marimba)
Alunos do Conservatório de Música de Coimbra

21.30 Concerto (opcional; preço de entrada para o público 12euros; para participantes do Profmat com crachat 8euros))
Quarteto "Sete Lágrimas"
http://setelagrimas.com/

Filipe Faria, voz e co-direcção artística
Sérgio Peixoto, voz e co-direcção artística
Inês Moz Caldas, flautas
Tiago Matias, tiorba, vihuela e guitarra barroca

O programa do concerto anda à volta de um dos projetos desenvolvidos pelo grupo, o projeto DIÁSPORA, no qual, e segundo os próprios, o grupo "mergulha nos géneros e formas musicais dos cinco continentes de ontem e de hoje arriscando novas fórmulas interpretativas de repertórios populares e eruditos do século XVI ao século XX, do vilancico ibérico ao fado, numa vertigem experimental alimentada pela estética que o grupo foi construindo na última década – viagem, caminho, peregrinação, terra, água, saudade..." .

Sexta, 5 de Outubro

20.00 - Happy Hour
piano jazz
Alunos do Conservatório de Música de Coimbra

22.00 - Concerto (Auditório)
Pardalitos Do Mondego
http://www.pardalitosdomondego.com/

O grupo Pardalitos do Mondego foi fundado em 1992 no seio da claque de apoio da Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol, FANS – Falange de Apoio Negro. Desde a sua forma mais tradicional, o fado, até à balada, o grupo interpreta temas de todas as fases da história da Canção de Coimbra e procura refletir a sua estética musical nos temas originais que compõe, fruto de um trabalho de definição e aperfeiçoamento que dura há 20 anos.

Sábado, 6 de Outubro

17.15 - Happy Hour

Combo de CP de Jazz
Alunos do Conservatório de Música de Coimbra

 


 

Circo Matemático

O Circo Matemático estará presente nos dias 5 e 6 de Outubro, no ProfMat2012.

Conheça melhor a atividade do Circo Matemático na página http://ludicum.org/cm.

 



Segundo a Wikipedia, "Happy hour" (em português: hora feliz) é o nome dado à comemoração informal feita, geralmente por colegas de estudo e trabalho, após a execução de alguma tarefa ou ao fim de um expediente. Tais comemorações são comuns em várias partes do mundo.
O ProfMat 2012 vai comemorar em cada dia os sucessos desse dia e, à frente de uma bebida e uns sólidos vamos conversar em amena cavaqueira ao fim do dia.
Não faltes!

 


 

 

Durante o profmat 2012 funcionará no local um posto de correio. Páre por uns minutos e veja alguns dos pequenos rectângulos denteados que ainda levam um pouco de Portugal por esse mundo fora. Escolha um selo ou o inteiro postal dedicado ao dia do Pi (são só 0,32€ para o correio normal), e escreva 2 linhas ao colega que este ano não pode vir ou para a sua família. Os CTT Correios de Portugal têm um surpresa para si, a sua carta ou postal será obliterado com um carimbo comemorativo dedicado ao Profmat 2012. Uma forma diferente de recordar o Profmat de Coimbra.

 


 

 




Cartaz do ProfMat

O Teorema de Pitágoras é talvez o resultado matemático mais conhecido em todo o mundo. É também o mais cantado, sendo célebre a canção do filme “Merry Andrew” cantada por Danny Kaye.

 

Não admira pois que o escultor Gustavo Bastos (1928- ) tenha escolhido esse teorema para ilustrar as esculturas que concebeu para a porta de entrada do edifício do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Estas esculturas estavam subordinadas ao tema “A criação do mundo: o Universo, as Matemáticas como ciência da natureza e a Matemática como ciência do pensamento, da razão pura” escolhido pelo Prof. José Pacheco de Amorim, então professor de Matemática na Universidade. Não foi fácil a concepção da escultura pois uma primeira maquete foi criticada pelo referido professor como sendo “uma interpretação literal do programa e a nudez forte e desértica da composição”. A versão aprovada é a que consta da porta de entrada do DM-FCTUC.

 

Gustavo Bastos é um escultor natural da Figueira da Foz, licenciado pela Escola de Belas Artes do Porto, onde foi professor a partir de 1962. Leccionou no ensino secundário durante quatro anos, e frequentou o curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras de Coimbra. Na sua carreira destaca-se, também, a sua ação como vogal na secção de Edifícios e Monumentos Nacionais da Junta Nacional da Educação; o ter sido membro da Academia Nacional de Belas-Artes e do Conselho Científico da ARCA-ETAC (Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra), instituição onde também leccionou. Gustavo Bastos tem trabalhos da sua autoria em vários espaços públicos nacionais. No Porto, podem encontrar-se a estátua de D. Pedro Ribeiro no Palácio da Justiça, Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1956) no Passeio das Virtudes, dois relevos na Ponte da Arrábida, as esculturas do átrio da Estação de S. Bento, o Monumento a Sá Carneiro (1990) da Praça Velásquez e as estátuas Honra e Concórdia do Salão Nobre dos Paços do Concelho. A sua obra está representada em vários espaços de referência, como o Museu Nacional de Soares dos Reis e o Museu Militar, no Porto; a Câmara Municipal de Matosinhos; o Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra; o Museu de Ovar e a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

Observe-se que o Teorema de Pitágoras não foi obtido pela primeira vez por Pitágoras. Muito antes da época de Pitágoras era já conhecido na China onde se designa por Teorema de Gougu (Gou=cateto horizontal, Gu=cateto vertical).

 

 

 

 

Download Cartaz ProfMat_SIEM 2012

 




Colabore

Colabore no ProfMat apresentando uma Comunicação, por exemplo, sobre uma experiência curricular ou um projeto em que tenha participado ou dinamizando uma Sessão Prática com Discussão sobre um assunto do seu interesse e que queira discutir e partilhar com colegas.
Cada participante poderá dinamizar no máximo duas sessões.
Envie a sua proposta de colaboração, resumo e requisição de equipamento necessário, até 30 de Junho para
profmat2012@apm.pt.

Os resumos devem incluir:
- Título
- Autore(s) e respectiva instituição(ões)
- Ciclo de escolaridade a que (mais) se dirige a contribuição
- Texto que caracterize adequadamente a contribuição com um mínimo de 1000 e um máximo de 2000 caracteres (incluindo espaços).

 

Atas

 

Como habitualmente, serão publicadas atas do encontro em formato digital, e distribuídas a todos os participantes com o resto da documentação. Os textos para as atas devem ser enviados à comissão organizadora (profmat2012@apm.pt) até ao dia 29 de Julho e devem obedecer a este modelo.

 

 

 







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados