Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoProfMatSIEMLocaisCursosInscriçõesNovidades 

Sessões especiais

As sessões especiais são propostas de intervenção que, pela sua natureza e incidência temática, não se enquadram junto das restantes sessões do ProfMat, sendo-lhes destinadas no programa um espaço ´extra-horário´ de fim-de-tarde.

SE1 - Revista Educação e Matemática
SE2 - Uma enciclopédia virtual de matemática elementar: um projeto em construção
SE3 - Uma colaboração entre a APM e o Projecto TerraNómada, PIEC Alentejo



SE1 - Revista Educação e Matemática

Segunda, 5 Set, 18:00
IE, sala 7

A revista Educação e Matemática dedica este ano o seu número temático, que corresponde ao número de Novembro/Dezembro, à aula de Matemática.
A ideia central deste número é discutir e refletir, essencialmente, sobre três do seus "ingredientes": a Matemática, as tarefas e a comunicação.
A revista inclui um conjunto diversificado de artigos, e apesar de o número temático estar ainda em fase de conclusão, parece-nos interessante e oportuno partilhar algumas das ideias em discussão, nomeadamente com a editora convidada, Helena Martinho.
Assim, aqui fica o convite para este lançamento antecipado do número temático, certos de que o tema merece o seu interesse.




SE2 - Uma enciclopédia virtual de matemática elementar: um projeto em construção

Segunda, 5 Set, 18:00
IE, sala 5

Suzana Nápoles e José Francisco Rodrigues, Departamento de Matemática - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

É prática comum entre os alunos do ensino básico e secundário a utilização dos motores de busca na internet para procurar textos em língua portuguesa sobre temas a incluir nos seus trabalhos. No que respeita à matemática o resultado é frequentemente pouco eficaz, tendo em conta a transversalidade da maioria dos conceitos e a necessidade de proporcionar redações adaptadas aos vários níveis de ensino. Também as formulações apresentam várias fragilidades e carecem de indicação de fontes que as tornem fidedignas.
A Casa das Ciências (http://www.casadasciencias.org) é um projecto em curso da Fundação Calouste Gulbenkian focado na melhoria da aprendizagem das ciências nas nossas escolas, em particular da Matemática. A WikiCiências é uma nova funcionalidade que foi recentemente lançada e está formatada como uma enciclopédia em linha com os conceitos de ciência elementar, primariamente dirigida aos alunos e professores do ensino básico e secundário. Tem acesso livre e todos os artigos publicados são sujeitos a uma avaliação prévia por pares sob a responsabilidade de um editor sectorial. Em particular, todos os artigos alguma vez publicados na WikiCiências ficarão sempre disponíveis através da referência completa que remete para a revista homónima com ISSN disponível no Menu.
Além da apresentação e discussão do conceito, esta sessão visa lançar o desafio à elaboração de conteúdos digitais na área da Matemática e convidar os participantes a colaborar na dinâmica do desenvolvimento do projeto WikiCiências/Matemática. A título de exemplo será apresentada também uma seleção de conteúdos já elaborados.




SE3 - Uma colaboração entre a APM e o Projecto TerraNómada, PIEC Alentejo

Segunda, 5 Set, 18:00
IE, sala 4

Susana Silvério, Técnica de Equipa Móvel Multidisciplinar PIEC - Programa para a Inclusão e Cidadania Região Alentejo
Joana Latas, Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Aljezur

A escola sempre teve por missão acolher e integrar. É importante que as escolas se reconheçam nesta missão, valorizando, sem desfalecimentos, a sociedade multicultural em que estão inseridas. Na esteira desta convicção, a abertura à diversidade e a educação para a multiculturalidade tornam-se um exercício de liberdade, ampliando as escolhas a todos os níveis da existência, do afectivo ao profissional, do cultural ao estético. A convergir com esta problemática assistimos, em particular, a uma crescente consciencialização dos aspectos sociais e culturais da Matemática. De facto, a variedade de ideias, práticas e estratégias matemáticas utilizadas para responder a situações do quotidiano que se colocam na comunidade, na família ou na sociedade em geral, podem não ser legitimadas em contexto escolar, contribuindo, deste modo, para um sentimento de fracasso por parte dos alunos em relação a esta disciplina. Impõe-se, assim, conceber e implementar projectos cujos objectivos e conteúdos proporcionem a igualdade de oportunidades na aprendizagem e a valorização da diversidade identitária e cultural.
O projecto Terra Nómada visa promover a inclusão escolar e a educação não formal na etnia cigana, no sentido de contribuir para a redução do défice de qualificação escolar desta população, sem perder de vista a promoção da integração, do relacionamento entre alunos e do respeito pelas diferenças. Por último, procura estimular a participação cívica e comunitária da comunidade cigana do concelho de Monforte, edificando a auto-estima, a valorização pessoal e um envolvimento saudável na comunidade de acolhimento.
Recorde-se que este projecto tem a sua génese na constatação empírica da pouca visibilidade da cultura cigana em Monforte, não obstante existir um número significativo de elementos de etnia cigana a residir nesta vila. Por isso, torna-se fulcral enfatizar o papel activo dos seus membros enquanto actores privilegiados no processo de integração e aumentar o nível de escolaridade dos jovens que abandonam prematuramente o sistema regular de ensino. Assim, o projecto Terra Nómada irá dirigir-se directamente, num primeiro momento, aos jovens, famílias e aos técnicos da medida PIEF do concelho de Monforte. Neste âmbito, a Etnomatemática é uma possibilidade de resposta, cada vez mais premente, no reconhecimento das diferenças culturais e igualmente uma forma de (re)conciliar as matemáticas locais e a matemática formal. Assim, confia-se que este projecto possa enraizar-se em terra fértil e crescer como um serviço especializado do Programa para a Inclusão e Cidadania - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, estimulando a cooperação entre os vários grupos/turma e equipas do universo PIEF da região Alentejo, tendo por horizonte a promoção da inclusão e cidadania numa comunidade educativa multicultural.







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados