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Sessão Plenária - Discussão de um Projecto

Projecto IMLNA - Promover a Aprendizagem Matemática em Números e Álgebra

Quarta, 7 Set, 14:30
FCUL, Anf 3.2.14

Esta sessão constitui um formato novo no ProfMat. O seu objectivo é discutir os resultados de um projecto de investigação recentemente concluído, analisando as suas contribuições do ponto de vista do conhecimento sobre os problemas do ensino e da aprendizagem da Matemática e as suas implicações para o desenvolvimento curricular, a prática profissional e a formação de professores. O projecto IMLNA ficou concluído em Fevereiro de 2011, tendo-se debruçado sobre o ensino-aprendizagem dos Números (em especial, os números racionais no 2.º ciclo) e da Álgebra (do 1.º ciclo ao ensino secundário). Diversos membros da equipa apresentarão os resultados do projecto e serão interpelados por dois entrevistadores.

Participantes:

Projecto
Ana Isabel Silvestre, Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, Portela
Hélia Oliveira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
João Pedro da Ponte, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Magda Pereira, Escola EB 2,3/S de Vilar Formoso, Portugal
Manuel Saraiva (coordenador), Universidade da Beira Interior
Neusa Branco, ESE de Santarém

Entrevistadores
António Domingos, FCT, Universidade Nova de Lisboa
Joana Mata Pereira, Escola Básica 2,3 Francisco de Arruda, Lisboa

Notas biográficas:

Ana Isabel Silvestre é professora no 2.º ciclo do ensino básico, licenciada em Ensino Básico variante Matemática e Ciências da Natureza. Tem o mestrado em Educação, área da Didáctica da Matemática, com uma tese subordinada ao tema "Investigações e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade directa: Uma experiência no 2.º ciclo". Integrou os projectos Professional Development of Teachers Researchers (PDTR) e Improvement Mathematical Learning Numbers and Algebra (IMLNA). É membro do projecto Praticas Profissionais dos Professores de Matemática (P3M) e do Grupo de Estudos do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) da APM. Participa regularmente em encontros profissionais nacionais (ProfMat, SIEM e EIEM) e internacionais (PME). Actualmente está a desenvolver a sua tese de doutoramento em Didáctica da Matemática.

Hélia Oliveira é professora auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde lecciona os cursos de Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino da Matemática. Realizou o doutoramento na mesma Universidade, em 2004, com uma dissertação sobre a identidade profissional de jovens professores de Matemática. Tem orientado teses de mestrado e doutoramento na área da Didáctica da Matemática, em diversas temáticas, com particular incidência na temática da aprendizagem dos Números e da Álgebra. É co-autora de diversos livros, alguns dos quais editados pela APM. Participou nos projectos Matemática para Todos, Investigar e Aprender, Promover a Aprendizagem dos Números e da Álgebra (IMNLA) e está, neste momento, envolvida no Projecto Práticas Profissionais de Professores de Matemática, financiado pela FCT. É sócia da APM, desde 1989, e foi co-editora da revista Quadrante.

João Pedro da Ponte é doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA), sendo, presentemente, professor catedrático e Director do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi professor visitante em diversas universidades no Brasil, Espanha e Estados Unidos da América. Coordenou diversos projectos de investigação de Didáctica da Matemática, formação de professores e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e dirigiu numerosas teses de mestrado e doutoramento. A sua investigação actual é nas áreas do ensino da Álgebra e do conhecimento profissional, desenvolvimento profissional e formação dos professores. Elaborou o relatório sobre a adequação da formação de professores ao processo de Bolonha que deu origem à legislação actual e coordenou a equipa que elaborou o novo Programa de Matemática do Ensino Básico.

Magda Cristina Nunes Pereira, natural da Guarda, é licenciada e mestre em Ensino de Matemática e está actualmente a doutorar-se em Didáctica da Matemática pela Universidade da Beira Interior. Desde 1999 tem exercido funções, em escolas públicas portuguesas, de professora de Matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, do Ensino Recorrente, de Estudo Acompanhado, de Área de Projecto, de Apoio de TIC ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, de Apoio Pedagógico Acrescido e de professora Directora de Turma. Actualmente pertence ao quadro do Agrupamento n.º 2 de Portalegre, mas exerce funções como professora de Matemática do Ensino Secundário e como Directora Adjunta do Agrupamento de Escolas de Almeida. Participou como investigadora no projecto Promover a Aprendizagem Matemática nos Números e em Álgebra. É autora de artigos publicados em revistas científicas e profissionais e em Actas de Encontros científicos nacionais e internacionais. A sua investigação actual é nas áreas do ensino e aprendizagem da Álgebra, especificamente em parâmetros e funções.

Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva é doutor em Didáctica da Matemática pela Universidade de Lisboa. Foi professor de Matemática no Ensino Básico e Secundário e é actualmente professor auxiliar na Universidade da Beira Interior, onde tem exercido cargos de natureza pedagógica. Presentemente é o Director do Curso do 3º ciclo em Didáctica da Matemática, Departamento de Matemática da UBI. Participou em alguns projectos de investigação no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo sido o investigador responsável do projecto Promover a Aprendizagem Matemática nos Números e em Álgebra. É autor de artigos publicados em revistas científicas e profissionais e em Actas de Encontros científicos nacionais e internacionais, tendo pertencido ao Conselho Editorial da Quadrante. É revisor de artigos científicos para Revistas e Congressos Nacionais e Internacionais. A sua investigação actual é nas áreas do ensino-aprendizagem da Álgebra e da demonstração matemática. Foi sócio fundador da APM nacional, e do seu núcleo regional da Covilhã, tendo sido membro de uma Assembleia Geral e pertencido à organização do ProfMat 2004, Covilhã

Neusa Branco é mestre em Educação, na especialidade de Didáctica da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, estando, presentemente, a frequentar o Programa Doutoral em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na mesma especialidade. A investigação decorre nas áreas do ensino e da aprendizagem da Álgebra e da formação inicial de professores dos primeiros anos. Exerce funções lectivas na Escola Superior de Educação de Santarém na formação inicial de professores e educadores, acompanhando, nomeadamente, a sua prática profissional.

António Manuel Dias Domingos é doutor em Teoria Curricular e Ensino das Ciências pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Matemática da FCT/UNL lecionando várias unidades curriculares no Mestrado em Ensino da Matemática e no Programa Doutoral em Ciências da Educação. Tem dirigido projetos de investigação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Aprendizagem da Matemática e tem orientado várias teses de mestrado e doutoramento. A sua área de investigação atual está relacionada com a utilização educativa das TIC, o ensino e aprendizagem da Matemática e o desenvolvimento curricular em Matemática.

Joana Mata Pereira é licenciada em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, encontrando-se a frequentar o mestrado em Educação na especialidade de Didática da Matemática no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É professora de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda em Lisboa e colaboradora na Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Participa atualmente no projeto de investigação Práticas Profissionais de Professores de Matemática (FCT), sendo as suas principais áreas de interesse o raciocínio matemático e o ensino da Álgebra.




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