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Cursos

NOVO

Informações de última hora

O Colégio Militar vai ter à disposição um serviço de bar. Não haverá serviço de almoço, pelo que a refeição terá de ser assegurada nas imediações, onde há variedade de oferta.

Na plataforma Moodle da APM foram abertas disciplinas para todas as turmas dos cursos. Os participantes que querem ter avalição e creditação da frequência do curso terão aí um espaço para colocar o trabalho para avaliação.

Solicita-se ainda a todos os participantes no Curso 03 - "O Geogebra no desenvolvimento dos temas da Álgebra e da Geomtria no 3CEB e no Secundário…" e no Curso 04 - "O Geogebra no desenvolvimento dos temas e competências matemáticas no 1º e 2º Ciclos do EB…" que tragam os seus computadores portáteis, uma vez que não existem nas instalações computadores para todos os participantes e, devido ao grande número de inscritos, se organizaram duas turmas do Curso 03.

 Informamos ainda que no sábado e no domingo, a sede da APM irá estar aberta para todos os interessados ao fim da tarde.

Localização do Colégio Militar

 
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A participação num curso e no Seminário de Investigação em Educação Matemática este ano não é incompatível uma vez que as datas de realização não coincidem.

 

Os cursos realizar-se-ão no fim-de-semana anterior ao ProfMat  (3 e 4 de Setembro) , no Colégio Militar, Largo da Luz em Lisboa. Aproveite para aprofundar um tema do seu interesse.

Informamos todos os educadores e professores que foi solicitada a acreditação dos Cursos do ProfMat 2011, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), na modalidade de CURSO DE FORMAÇÃO (0,6 créditos).

O horário geral será das 9h às 17:30h. Os tempos de paragem e de almoço serão negociados dentro dos respectivos grupos.

Este ano os cursos propostos são os seguintes:

Nome do Curso Dinamizadores Nível de Ensino

C01

A importância do conhecimento matemático para o ensino na prática lectiva

C. Miguel Ribeiro
Helena Gomes
Fernando Martins
Cláudia Calado

Pré-Escolar, 1.º e 2,º Ciclos

C02

Tecnologia TI-Nspire 3.0 para melhor servir a aprendizagem dos alunos

Eduardo Cunha,
Raul Aparício

3º Ciclo e Ensino Secundário

C03

O GeoGebra no desenvolvimento dos temas da Álgebra e da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tarefas para a sala de aula e conhecimento do software necessário a acção do professor José Manuel Santos dos Santos
Alexandre Torcado
António Ribeiro
Jorge Geraldes
- Equipa do Instituto Geogebra

3º Ciclo e Ensino Secundário

C04

O GeoGebra no desenvolvimento dos temas e competências matemáticas no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tarefas para a sala de aula e conhecimento do software imprescindível a acção do professor José Manuel Santos dos Santos
Alexandre Torcado
António Ribeiro
Jorge Geraldes
- Equipa do Instituto Geogebra

1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

C05

Tarefas de Taxa de Variação, Derivadas e Modelação com calculadora gráfica para a sala de aula

Jaime Carvalho e Silva
Joaquim Pinto
Vladimiro Machado

Ensino Secundário

C06

Calculadora Gráfica na sala de aula ... uma outra visão!

José Carlos Balsa
Ana Guerra
Andreia Serra

3º Ciclo e Ensino Secundário




Inscrições

Prazos e preços da inscrição num curso

A inscrição num curso faz-se em simultâneo com a inscrição no ProfMat 2011. O preço de inscrição nos cursos inclui os materiais distribuídos nos mesmos.

 

Até 30 de Maio
Até 27 de Agosto
Sócio 30€ 60€
Não Sócio 50€ 100€

Se não quer inscrever-se no ProfMat 2011 ou já se inscreveu, e quer inscrever-se num curso, envie-nos para profmat2011@apm.pt os três cursos por ordem de preferência, os seus dados (incluindo o número de inscrição no ProfMat se for caso disso) e o comprovativo de transferência bancária no valor da inscrição no curso. Caso o pagamento seja por cheque, deverá ser passado à ordem de APM e enviado para a morada : APM  -  Rua Dr. João Couto, nº 27 A 1500-236 Lisboa




Lista de inscritos

Lista de Inscritos por curso em 30/8/2011:

Curso 1

Curso 2

Curso 3

Curso 4

Curso 5

Curso 6

 




Resumos

CURSO 01 -  A importância do conhecimento matemático para o ensino na prática lectiva

C. Miguel Ribeiro, Universidade do Algarve
Helena Gomes, Escola Superior de Educação de Viseu
Fernando Martins, Escola Superior de Educação de Coimbra
Cláudia Calado, Agrupamento Padre Bartolomeu de Gusmão

Nível: Pré-Escolar, 1.º e 2º Ciclos

O curso iniciar-se-á com uma exploração e discussão sobre que Matemática nos cumpre saber, enquanto professores, de modo a preparar e implementar tarefas matematicamente ricas e desafiadoras para os alunos. Centrado na ideia de que ao professor cumpre ter um conhecimento matemático específico para o exercício da sua profissão (conhecimento matemático para o ensino), pretendemos promover uma discussão sobre a Matemática envolvida num conjunto diversificado de situações (tanto na perspectiva de conhecer o conteúdo como de o abordar e explorar em sala de aula). Estas discussões focar-se-ão em aspectos relacionados com o conhecimento matemático associado a situações em que se requer, entre outras: justificar cada resposta dada às questões levantadas pelos alunos; avaliar justificações; utilizar linguagem matemática correcta; gerar (seleccionar) exemplos; escolher e utilizar diferentes representações para uma mesma noção e saber "navegar" com sentido e significado matemático entre elas; analisar erros e interpretar e avaliar soluções e pensamentos alternativos.
Espera-se que, para além das situações apresentadas no curso, possam surgir para análise situações vivenciadas pelos participantes, articulando assim a prática lectiva efectiva de cada professor com a discussão realizada (a realizar) no curso, maximizando o desenvolvimento profissional que se procura associado ao conhecimento matemático e ensino.

 


 

CURSO 02  - Tecnologia TI-Nspire 3.0 para melhor servir a aprendizagem dos alunos

Eduardo Cunha, E. S. Barcelos e T3 Portugal
Raul Aparício, E.S. Ermesinde e T3 Portugal

Nível: 3ª Ciclo e Secundário

Depois da enorme inovação que foi o aparecimento da Tecnologia TI-Nspire para uma aprendizagem mais integrada, a nova versão desta tecnologia constitui um grande passo em frente para proporcionar ao professor mais e melhores condições na criação das suas aulas para as tornar ainda mais completas e motivadoras, com vantagens para o sucesso na aprendizagem dos alunos. Esta nova versão, que se pode instalar nas anteriores unidades portáteis e fazer update gratuito do software de computador, traz diversas melhorias, como por exemplo, os gráficos 3D, a utilização de imagens de diferentes formatos nas aplicações, novas funcionalidades relacionadas com a recolha de dados e a construção de documentos PublishView, documentos interactivos em que se podem utilizar aplicações, texto, vídeos, etc... e que podem ser visualizados e manipulados mesmo por quem não possua o software TI-Nspire. Estes documentos podem ser colocados em páginas web ou na plataforma moodle, por exemplo. Se a unidade portátil utilizada for a "caçula" da família TI-Nspire, a TI-Nspire CX, além de tudo isto temos a cor, com todas as potencialidades que a mesma pode proporcionar. Com este curso pretende-se proporcionar aos participantes a exploração das aplicações e criação de algumas páginas, constituindo tarefas não demasiado complexas mas suficientemente ricas no sentido da aplicabilidade numa sala de aula desde o 3º Ciclo ao Ensino Secundário, bem como na criação de novos documentos PublishView e com potencialidades para utilização com o TI-Navigator.

OBS: Os formandos devem trazer o seu portátil com o software devidamente instalado e actualizado (podem obter uma licença temporária gratuita no site da Texas Instruments) e/ou a sua unidade portátil com o sistema operativo devidamente actualizado. Na medida do possível poder-se-á ajudar os colegas nestas tarefas da actualização. De qualquer forma, serão emprestadas durante a formação unidades portáteis para quem necessitar e tentar-se-á disponibilizar aos colegas acesso a computadores com o software instalado.

É necessário conhecimento inicial do software.

 


 

CURSO 03 - O GeoGebra no desenvolvimento dos temas da Álgebra e da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tarefas para a sala de aula e conhecimento do software necessário a acção do professor

Equipa do Instituto GeoGebra - Portugal

Nível: 3ºciclo e Secundário

As aplicações de geometria dinâmica e as applets existem já em número e qualidade suficiente. O seu uso de um modo integrado e concertado com a planificação do professor é algo que se torna bastante mais complexo. Há varias razões que contribuem para esta complexidade mas talvez a mais relevante é que a maior motivação com que os alunos encaram a nova tecnologia não se traduz num aumento significativo e imediato das suas aprendizagens a curto prazo, mas sim a longo prazo. Por outro lado o grau de familiaridade dos professores com a tecnologia condiciona necessariamente quer a dinâmica na sala de aula quer o sucesso das aprendizagens dos seus alunos. Neste sentido neste curso serão discutidos vários exemplos de aplicação do GeoGebra em sala de aula focando os temas da Álgebra e os tópicos da Geometria no espaço. Serão trabalhadas as diversas capacidades do GeoGebra, nomeadamente o trabalho com: sequencias, vistas tridimensionais, e cálculo algébrico e simbólico. Deste modo serão desenvolvidas as aprendizagens que o professor necessita para usar o software nomeadamente a sua versão 3D e CAS. O curso pretende ser o desenvolvimento do uso do software, utilizando-se a versão do GeoGebra 5.0 Beta.

 


Curso 04 - O GeoGebra no desenvolvimento dos temas e competências matemáticas no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tarefas para a sala de aula e conhecimento do software imprescindível a acção do professor

 

Equipa do Instituto GeoGebra - Portugal

Nível: 1º e 2º ciclos

As aplicações de geometria dinâmica e as applets existem já em número e qualidade suficiente. O seu uso de um modo integrado e concertado com a planificação do professor é algo que se torna bastante mais complexo. Há varias razões que contribuem para esta complexidade mas talvez a mais relevante é que a maior motivação com que os alunos encaram a nova tecnologia não se traduz num aumento significativo e imediato das suas aprendizagens a curto prazo, mas sim a longo prazo. Por outro lado o grau de familiaridade dos professores com a tecnologia condiciona necessariamente quer a dinâmica na sala de aula quer o sucesso das aprendizagens dos seus alunos.
Neste sentido neste curso serão discutidos vários exemplos de aplicação do GeoGebra em sala de aula no 1º e 2º ciclo do Ensino básico e, em simultâneo, desenvolvidas as aprendizagens que o professor necessita para usar o software. O curso pretende ser uma iniciação ao uso do software, utilizando-se a versão do GeoGebra Prim concebida em especial para o trabalho no 1º e 2º ciclo do Ensino básico.

OBS: Não é necessário nenhum conhecimento inicial do software.

 


Curso 05 - Tarefas de Taxa de Variação, Derivadas e Modelação com calculadora gráfica para a sala de aula

 

Jaime Carvalho e Silva, Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Joaquim Pinto, Escola Secundária Marques de Castilho, Águeda
Vladimiro Machado, Escola Secundária de Valongo, Valongo

Nível: Secundário

O Programa de Matemática A do 11º ano determina que o tema de Funções se inicie com a "resolução de problemas envolvendo funções ou taxa de variação" e indica que este item se deve prolongar por todo o tema "abrangendo progressivamente as novas classes de funções". O conceito de taxa de variação "de preferência num contexto de modelação matemática" assume assim uma importância fulcral no tema de funções do 11º ano.
Também o Programa de Matemática B insiste no trabalho com a taxa de variação num contexto de modelação matemática.
Neste curso serão propostas uma série de tarefas que pretendem responder a estas orientações metodológicas, recorrendo-se, naturalmente, ao uso da calculadora gráfica.

OBS: Os participantes devem trazer a sua calculadora gráfica.

 


 

Curso 06 - Calculadora Gráfica na sala de aula ... uma outra visão!

José Carlos Balsa, Ana Guerra, Andreia Serra, Escola Secundária da Quinta das Flores- Coimbra

Nível: 3º Ciclo e Secundário

Os actuais programas curriculares das disciplinas de Matemática do Ensino Secundário  incluem a utilização de uma “ferramenta” de sala de aula extraordinariamente poderosa e pedagogicamente muito interessante - a calculadora gráfica. . Os novos programas do Ensino Básico recomendam as mais variadas formas de utilização das Novas Tecnologias.
Neste curso, pretendemos que os professores utilizem todas as potencialidades da calculadora gráfica, fazendo a ligação da calculadora ao computador, utilizando o software no computador e, desta forma, usufruindo das capacidades desta tecnologia em ambiente de sala de aula.
Visa, também, desenvolver e/ou aprofundar competências específicas dos professores na utilização de potencialidades da calculadora gráfica, raramente utilizadas ... fichas de trabalho e fichas de avaliação abordadas como novas tarefas, suscitam a curiosidade dos alunos para que estes, futuramente, e em ambiente de sala de aula, possam investigar, explorar e descobrir a Matemática .
Com este curso, pretendemos juntar a tecnologia com a educação, permitindo que as matérias leccionadas possuam uma componente mais prática e dinâmica.







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