Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoLocaisProgramaCursosInscriçõesProfMat 1989Informações 
ESEVC  |  Mapa da cidade  |  Hotéis  |  Alimentação
Locais

Viana do Castelo
 
Cidade Atlântica capital de distrito mais a norte de Portugal, está localizada na foz do rio Lima em cujo estuário se situa o movimentado Porto de Mar, com cais comercial, doca pesqueira e três marinas para barcos de recreio e pesca desportiva.
 
Com 314 Km² de área, o município tem 91 mil habitantes, dos quais 40 mil residem na cidade que, sendo servida pelas auto-estradas A27 e A28, dista apenas 20 minutos da Galiza e 30 minutos do Aeroporto Internacional do Porto.
 
Integrando as Redes Portuguesa e Europeia das Cidades Saudáveis, Viana do Castelo foi, na última década, alvo de importante requalificação urbana e valorização ambiental.
 
Ao seu notável património edificado ao longo dos seus sete séculos e meio de história, o município acresce um rico e variado património natural, com destaque paras as praias atlânticas, nove delas já distinguidas com galardão de qualidade - Bandeira Azul.
 
Sendo líder da indústria de construção naval em Portugal, tem também o maior cluster nacional de fabricação de geradores de energia eólica e quatro zonas de acolhimento empresarial com outras actividades industriais.
 
No seu vigoroso movimento associativo, com mais de duzentas associações culturais, desportivas e de solidariedade, o município conta com vinte e oito grupos etnográficos e vinte e quatro escolas de música, que preservam a música, a dança, os bordados e os trajes identificativos da cultura vianesa, há tanto tempo considerados símbolos representativos do próprio país.
 
Os desportos náuticos – remo, vela, canoagem e diversas modalidades de surf – são intensamente cultivados por seis clubes instalados nas margens do estuário do Lima, cujos associados se juntam a muitas centenas de praticantes nacionais e estrangeiros que, durante todo o ano, procuram as praias vianenses.
Nos últimos anos, a educação e a qualificação profissional dos vianenses tem sido prioritária, através do apetrechamento e modernização dos equipamentos escolares e da dinamização do envolvimento da comunidade educativa na vida quotidiana do município.

Câmara Municipal de Viana do Castelo




ESEVC

A Escola Superior de Educação de Viana do Castelo

A Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em funcionamento desde 31 de Julho de 1986, é uma unidade de ensino e investigação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, instituição de Ensino Superior Público recentemente certificada na qualidade segundo as normas ISO 9001. O seu âmbito de actuação configura na prática um espectro alargado de objectivos de formação de professores e de outros profissionais, através de uma oferta formativa diversificada de cursos de formação inicial, cursos de pós-graduação/especialização e de mestrado, projectos de formação contínua e ainda de objectivos de investigação, de prestação de serviços à comunidade e de colaboração com entidades nacionais e estrangeiras em actividades de interesse comum.

A ESEVC tem um percurso extenso e de qualidade reconhecida na área de formação de educadores de infância e de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico, tendo iniciado em Setembro de 2007 o curso de Licenciatura em Educação Básica que veio substituir os cursos de formação inicial de professores em vigor anteriormente, em resultado do novo enquadramento legal da formação de professores. Desde 2005/06 a oferta formativa da ESEVC alargou-se a outras áreas com o curso de Desporto e Lazer (a funcionar em Melgaço) e, posteriormente, com o curso de Educação Social Gerontológica e o curso de Gestão Artística e Cultural. Recentemente acresceu à sua oferta formativa doze cursos de Mestrado aprovados pelo MCTES: Didáctica da Matemática e das Ciências; Educação Artística; Didáctica de Língua Portuguesa; Promoção e Educação para a Saúde; Aprendizagem, Desenvolvimento e Inovação Educacional; Inovação e Mudança Educacional; Supervisão Pedagógica; Ensino de Inglês e Francês; Ensino do 1º ciclo de Ensino Básico; Ensino do 1º e 2º ciclos do EB; Educação Pré-Escolar; Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do EB.

Destes, estão já em funcionamentos os dois primeiros (Didáctica da Matemática e das Ciências e Educação Artística), sendo previsto que em Setembro de 2009 estejam também a funcionar pelo menos mais três mestrados (Supervisão Pedagógica, Promoção e Educação para a Saúde, e Inovação e Mudança Educacional).

Ao longo dos seus mais de vinte anos de história a ESEVC tem tido um papel preponderante de intervenção educativa no distrito de Viana do Castelo e tem dado particular atenção à preparação dos seus estudantes no sentido de serem cidadãos solidários e profissionais capazes de desempenharem a sua função em qualquer lugar do mundo. Para cumprir esta sua missão conta com um corpo docente altamente qualificado em termos académicos e profissionais e funcionários competentes, e tem investido em parcerias nacionais e internacionais, estabelecendo protocolos de cooperação com instituições de diversos países, em particular da União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Dentro do espaço dos países lusófonos, as relações entre a ESEVC e Angola, Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Timor têm sido promovidas através da acção do seu Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) que tem como objectivos desenvolver projectos de mobilidade no âmbito das licenciaturas da ESE, promover o voluntariado local e internacional no apoio a projectos de desenvolvimento, apoiar a formação de recursos humanos e a criação de centros de recursos educativos nos PALOP e produzir materiais no âmbito da educação,  cooperação e desenvolvimento.

De acordo com a sua missão tem também desenvolvido parcerias com entidades que trabalham questões ligadas com a educação, como é o caso da Associação do Professores de Matemática, tendo todo o prazer em apoiar e acolher iniciativas de divulgação e discussão de aspectos científicos e pedagógicos no âmbito da Educação, em particular da Educação Matemática, que visam melhorar as práticas e consequentemente melhorar as aprendizagens dos alunos, como é o caso do PROFMAT 2009.

É com muito gosto que vinte anos depois vos recebemos de novo.

O Conselho Directivo da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo




Mapa da cidade

A Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESEVC), situada numa zona de fácil acesso, será o recinto principal de realização do ProfMat 2009, embora se realizem algumas sessões na Escola EB 2,3 de Frei Bartolomeu dos Mártires e no Pavilhão Gimnodesportivo de Santa Maria Maior, ambos os edifícios situados mesmo em frente à ESEVC.

Consultando os mapas abaixo poderá facilmente identificar os locais e iniciar a sua viagem até Viana do Castelo.

 

Ver mapa maior



Hotéis

Alojamentos recomendados

    

 

A reserva deve ser feita directamente para as unidades hoteleiras, com a maior brevidade possível, identificando-se como participante do ProfMat2009.

  • Pode ver a localização dos hotéis no mapa seguinte:

Ver mapa maior



Alimentação

Nos três dias do ProfMat, os participantes  poderão almoçar na cantina da Escola Superior de Educação por 6 €. As senhas de almoço na cantina poderão ser compradas no acto de inscrição.

Nas instalações da Escola Superior de Educação funcionará também, durante o ProfMat, um serviço de refeições rápidas. Também o Bar da Escola funcionará normalmente, como alternativa. Viana do Castelo tem bons locais para almoçar ou jantar que daremos a conhecer na altura própria. Como decidimos que a hora do almoço é um momento importante de confraternização, o Programa contempla 1h 30min para esse efeito.







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados