Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoLocaisProgramaCursosInscriçõesProfMat 1989Informações 
Agradecimentos  |  Comissão Organizadora
Apresentação

ProfMat  2009 — E voltamos a Viana!

Pedro Homem de Mello, na sua obra poética, imortalizou a cidade com Havemos de ir a Viana e, há 20 anos atrás, os professores de Matemática, participantes no ProfMat  1989, prometiam Havemos de voltar a Viana. O regresso está marcado para os dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2009.

As presenças do rio, do monte e do mar, conferem à cidade
dotes paisagísticos de excelência que encantam os sentidos.


Tal como o próprio nome sugere, o ProfMat  nunca pode deixar de ser pensado com e para os professores de Matemática. Pretendemos que, desde o pré-escolar até ao ensino superior, se criem espaços de confronto, discussão de ideias, troca de saberes e experiências. Queremos um encontro direccionado para o ensino e a aprendizagem da Matemática, a pensar no desenvolvimento profissional e na formação dos professores. Neste sentido, procuraremos que o programa que estamos a preparar propicie a manifestação de ideias e experiências e que, através dos debates e discussões, permita um maior esclarecimento e apropriação das questões e problemas que nos preocupam, ao mesmo tempo que tomamos conhecimento de novas iniciativas a nível nacional e internacional.

O ProfMat 2009 incidirá sobre temas ligados à Matemática, à Educação Matemática e à Educação em geral. A abrir o encontro teremos o Professor Domingos Fernandes, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação de Lisboa, com uma retrospectiva dos últimos vinte anos da Educação Matemática em Portugal e perspectivas para o futuro. Logo depois, segue-se-lhe a Professora Nada Stheliková da Faculdade de Educação da Universidade de Praga que apresentará diferentes abordagens de ensino através de exemplos adequados aos vários níveis de escolaridade. São as duas primeiras sessões plenárias das seis que este ano propomos no encontro — uma das quais sob a forma de painel — que também contará com vários outros painéis e diversas conferências seguidas de discussão, sessões práticas e sessões de comunicações em simpósios e outras realizações habituais no ProfMat .

O novo Programa de Matemática do Ensino Básico que entrará em vigor no ano lectivo 2010-11, mas que terá decerto, no próximo ano lectivo, várias escolas e agrupamentos a implementá-lo, será tema de várias sessões e conferências com discussão, culminando, no último dia do encontro, com um painel plenário sobre a sua implementação. Aí, teremos oportunidade de (re)colocar as diversas questões e procurar os consensos e as conclusões possíveis.

O programa de formação contínua para a Matemática está há quatro anos lectivos no terreno e há indicações que vai continuar, assim como o Plano de Acção para a Matemática. É altura de promovermos reflexões partilhadas sobre o que se fez e o que se pensa vir a fazer, para o que está previsto um painel sobre o tema no quadro de várias modalidades de formação.

A Associação Atractor irá dinamizar sessões e uma conferência plenária, proferida pelo Professor Arala Chaves da Universidade do Porto, divulgando os seus projectos, especialmente aqueles que possam ter aplicabilidade na sala de aula; pretende-se que os professores sejam sensibilizados para as enormes potencialidades dos diferentes materiais disponibilizados, para que os estudantes possam deles usufruir das formas mais proveitosas. Em destaque estará a apresentação do novo DVD da Associação Atractor.

Sendo 2009 o Ano Internacional da Astronomia, e sendo a APM uma das entidades associadas às suas comemorações, o ProfMat  será, em Setembro, um momento privilegiado para, em conferências com discussão e outras sessões, se trocarem ideias e se partilharem saberes sobre este tema. Haverá ainda uma sessão plenária, com a participação dos Professores Pedro Russo, do Instituto Max Planck actual e coordenador internacional do Ano Internacional da Astronomia 2009 e João Fernandes, da Universidade de Coimbra e coordenador nacional do Ano Internacional da Astronomia 2009 onde, decerto, serão evidenciadas as fortes conexões entre a Astronomia e a Matemática.

A encerrar o encontro, daremos a palavra ao Professor António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, com vasto trabalho de investigação no âmbito das Ciências da Educação, e em particular sobre o professor, para nos abrir novas perspectivas e deixar novos tópicos inspiradores para a nossa acção individual e colectiva.

O ProfMat  é um encontro que, de ano para ano, se caracteriza por uma participação activa. Convidamos todos os participantes a colaborar na execução do programa proposto, disponibilizando-se a dinamizar sessões práticas, apresentação de posters, sessões especiais, exposições e comunicações (que serão organizadas em simpósios segundo as temáticas afins e seguidas de um espaço para discussão).

Como vem sendo tradição, apesar de a nossa principal preocupação incidir no programa científico, não nos esquecemos que o ProfMat  também se faz dos (re)encontros e convívios que ocorrem e se relembram de ano para ano. E, por isso mesmo, estamos também a preparar cuidadosamente a componente cultural e social. Daremos especial atenção aos espaços de almoço e de fim de tarde, como momentos de confraternização, para que nestes ambientes de convívio e informalidade possamos continuar a construir aquela identidade tão forte e tão própria que a comunidade dos professores de Matemática persiste em reafirmar. Esperamos por si em Viana, no ProfMat  2009.

A comissão organizadora




Agradecimentos

A comissão organizadora e a APM agradecem a colaboração das seguintes entidades locais, sem o apoio das quais não seria possível levar a cabo esta organização:




Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora:

José Portela* (coordenador), Ana Barbosa, Ana Brito Jorge, António Amaral, António Fão, António Novo, Cristina Cruchinho*, Cristina Garcia, Dina Alvarenga, Elisabete Cunha, Fernanda Portela, Flávia Freire, Henrique Manuel Guimarães*, Isabel Vale*, João Ferreira, José Santos dos Santos, Lina Fonseca*, Luís Cavalheiro, Paulo Correia,  Rita Sousa, Sandra Silva e Teresa Pimentel*

*comissão do programa







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados