Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoPrograma PortoPrograma LisboaSessões PráticasInscrições 

Sessões Práticas

No ato da inscrição, devem selecionar uma sessão prática para a parte da manhã e outra para a parte da tarde e assim realizam 2 sessões práticas distintas.

SP1 - Funções
SP2 - Estatística e a calculadora gráfica
SP3 - A calculadora científica CLASSWIZ, do 5º ao 9º ano
SP4 - Atividades Laboratoriais de Física
SP5 - Tarefas, no 2º e 3º ciclos, com calculadora gráfica!



SP1 - Funções

De acordo com as orientações de gestão curricular para o Programa e Metas Curriculares de Matemática A, os professores e os alunos devem utilizar a tecnologia que têm ao seu dispor, em particular a calculadora gráfica, permitindo assim uma exploração mais experimental do estudo da Matemática. O domínio Funções está incluído em todos os anos de escolaridade e é unânime considerar que é um momento de excelência para se utilizar a calculadora gráfica.

Nesta sessão prática serão propostas tarefas, e respetivas resoluções, para o ensino secundário, que poderão ser utilizadas na introdução e aprofundamento do domínio das Funções Reais de Variável Real,incluindo imagens e filmes para melhor interpretarmos matematicamente o que nos rodeia.




SP2 - Estatística e a calculadora gráfica

Ao longo dos anos, as probabilidades e a estatística foram fortemente reforçadas nos programas do ensino básico e secundário.

A calculadora gráfica pode ser uma excelente ferramenta ao ensino da Estatística.

Nesta sessão serão apresentadas atividades práticas que possam ser usadas em sala de aula, com recurso à calculadora gráfica CASIO CG-20, para lecionar os conceitos de Estatística no atual programa do secundário.




SP3 - A calculadora científica CLASSWIZ, do 5º ao 9º ano

A CASIO CLASSWIZ pertence a uma nova geração de calculadoras científicas que promove uma melhor compreensão de conceitos matemáticos. Entre as novas funcionalidades com interesse pedagógico, destaca-se a possibilidade de criar gráficos on-line (gráfico circular, gráfico de barras, diagrama de extremos e quartis, representação gráfica de uma função, etc.) que podem ser visualizados num tablet ou num smartphone, através de um código QR.

Iremos olhar para as Metas Curriculares do 5º ao 9º ano e apresentar casos concretos em que a utilização da nova calculadora científica é particularmente interessante.

As calculadoras serão fornecidas aos participantes.

Os formandos podem trazer o seu tablet ou smartphone, com a aplicação CASIO EDU+ instalada.




SP4 - Atividades Laboratoriais de Física

O uso das calculadoras gráficas para recolha e tratamento de dados é uma referência constante nas metas e atual programa de física e química A. Durante 2,5 horas vamos realizar duas atividades laboratoriais que fazem parte no atual programa de física e química A. Além da recolha de dados iremos fazer o tratamento dos dados recolhidos.




SP5 - Tarefas, no 2º e 3º ciclos, com calculadora gráfica!

A tecnologia é essencial no ensino e na aprendizagem da matemática. Influência a matemática que é ensinada e melhora as aprendizagens dos alunos (NCTM, 2007). O desenvolvimento das aprendizagens dos alunos é certamente melhor quando recorremos à utilização de materiais que proporcionam o envolvimento destes na sua aprendizagem, nomeadamente as calculadoras.

O Ensino Básico, em particular nos temas sucessões, funções, entre outros, são momentos de excelência para se introduzir e utilizar a calculadora gráfica.

Nesta sessão prática serão trabalhadas diferentes tarefas, para o ensino básico, mais especificamente para o segundo e terceiro ciclos, que poderão vir a ser utilizadas em sala de aula, constituindo um excelente momento de aprendizagem para os alunos.

 







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados