Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoInscriçõesProgramaSessõesCurso de FormaçãoLocais 

Curso de Formação

Informações
Deveres dos formandos
Sessão Síncrona
Formadores
Critérios de Avaliação dos Formandos
Relatório Crítico
Certificado de Formação Creditada



Informações

Designação do curso: A Matemática nos primeiros anos

Destinatários

  • Educadores de infância
  • Professores dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
  • Professores do Ensino Especial

Modalidade: Curso de formação

Total de horas: 15 Horas (12h presenciais + 3h a distância)

Nº de créditos: 0,6

Local: Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém




Deveres dos formandos

A. Entregar junto dos responsáveis pelas folhas das assinaturas, nos dias 18 e 19 de Outubro de 2013, a ficha de inscrição impressa: Grupos 100 e 110Grupos 230 e 500

B. Efetuar a inscrição na disciplina moodle da ação, de acordo com as instruções fornecidas pelo Centro de Formação. Este procedimento terá de ser efetuado impreterivelmente até 21/10/2013.

Download das instruções para fazer a inscrição no Moddle da APM

C. Consultar as informações disponibilizadas pelo Centro de Formação na disciplina moodle, nomeadamente, informações sobre a avaliação quantitativa dos formandos, procedimentos para a entrega de Trabalho Individual, procedimentos para a sessão síncrona, etc.

D. Cumprir o horário das sessões de formação, presenciais e a distância (sessão síncrona).

E. Assinar a folha de presenças todos os dias do encontro, em quatro momentos distintos (ao início e final da manhã e ao início e final da tarde). A folha de registo de presenças apenas pode ser assinada nos locais apropriados para o efeito, devidamente identificados, cabendo ao formando a responsabilidade de assinar e confirmar a respetiva folha.

F. Enviar, via moodle, o Trabalho Individual - relatório crítico, até 25/11/2013.

G. Para a realização do relatório crítico, deverá utilizar o documento fornecido pelo Centro de Formação no moodle. Na disciplina moodle encontra instruções de como proceder para o envio do trabalho.

H. Preencher, até ao dia 25/11/2013, o inquérito de avaliação da ação, que será disponibilizado na disciplina moodle no final da formação.




Sessão Síncrona

A. Escolher um tema. Os temas possíveis são: Números e Operações, Geometria, Organização e Tratamento de Dados, Álgebra, Resolução de Problemas, Comunicação Matemática, Raciocínio Matemático e Jogos Matemáticos.

B. A sessão síncrona decorrerá nos dias 23, 24 ou 25 de outubro de acordo com os temas escolhidos.

C. A sessão síncrona será realizada com a ferramenta Google Hangouts (uma aplicação web-conferência da Google).

D. Para participar no Google Hangouts, os requisitos necessários são:

- o browser Google Chrome instalado no seu computador (Pode fazer o download, gratuito, através do link http://chrome.google.com)

- uma conta Google (Se já tiver uma conta gmail não necessita realizar este passo. Pode criar a conta a partir do link https://accounts.google.com/SignUp.)

- auscultadores e microfone.

E. Todos os formando irão receber no seu email (conta gmail) o convite para participar na sessão síncrona.




Formadores

Ana Fraga

C. Miguel Ribeiro

Cecília Rebelo

Célia Mercê

Elsa Oliveira

Fátima Feitor

Graciete Brito

Irene Segurado

Maria Clara Martins

Margarida Abreu

Nelson Mestrinho

Neusa Branco

Pedro Almeida

Raquel Santos

Susana Colaço




Critérios de Avaliação dos Formandos

Indicadores

%

Sentido de Responsabilidade no Contexto da Formação

Assiduidade

40%

Relatório Crítico

Texto crítico-reflexivo sobre a temática global abordada durante o encontro em que seja focado o seu impacto na prática pedagógica e/ou na formação pessoal.

60%

 

A assiduidade é comprovada através da assinatura de folha de registo de presenças e pela presença na sessão síncrona. Os formandos que não participem em pelo menos dois terços (10 horas) do número total de horas de formação (15 horas) não poderão obter aprovação. A penalização pela falta de assiduidade será aplicada de acordo com o seguinte quadro:

Sessões

Penalização

1ª sessão

0,26 Valores

2ª sessão

0,34 Valores

3ª sessão

0,34 Valores

4ª sessão

0,34 Valores

5ª sessão

0,34 Valores

6ª sessão

0,34 Valores

7ª sessão

0,34 Valores

8ª sessão

0,34 Valores

9ª sessão

0,34 Valores

10ª sessão

0,34 Valores

11ª sessão

0,34 Valores

12ª sessão

0,34 Valores

 




Relatório Crítico

O Relatório Crítico incidirá sobre o tema escolhido para a Sessão Síncrona, numa perspetiva global, integradora e sistemática, sendo liminarmente excluídos trabalhos que não respeitem esta condição ou não se enquadrem nas regras definidas.


A avaliação do Relatório Crítico incidirá sobre:

- A apresentação (1 valor – respeito pela formatação e pelo número de páginas definido; apresentação adequada e cuidada). O Relatório terá de ser redigido em documento digital no formato disponibilizado pelo CFAPM na disciplina moodle de apoio à formação. O trabalho terá de ser enviado, via disciplina moodle, impreterivelmente até 25/11/2013. Sugerimos o envio do trabalho em formato pdf.

O documento deverá ter a seguinte formatação:

  • Número mínimo de páginas: 1
  • Número máximo de páginas: 3
  • Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 3 cm
  • Fonte: Arial, tamanho 12, espaçamento 1,15

- A estrutura e coerência (2 valores – A estrutura do texto deve ser adequada e cuidada). O texto deve ser apresentado com detalhe, bem estruturado, organizado e conceptualmente fundamentado.

- A pertinência da análise (3 valores – produção de um relatório crítico e reflexivo, onde sejam abordados de forma global e integrada os temas tratados durante o encontro. É ainda fundamental que o relatório foque o contributo do encontro, na prática pedagógica e/ou na formação pessoal.)

 

A avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente, Regular, Bom, Muito Bom e Excelente) e o valor final da classificação quantitativa, numa escala de 1 a 10. A creditação da formação (0,6 créditos) depende da obtenção da classificação mínima de cinco valores, na escala de 1 a 10.




Certificado de Formação Creditada

Para os formandos que cumpram todas as formalidades da formação acreditada, frequentem, pelo menos, dois terços do número de horas da ação e sejam aprovados pelos formadores, será emitido um Certificado de Formação.

 

A Pauta de Avaliação será afixada na disciplina Moodle da ação, sendo os formandos informados da data de afixação via mensagem eletrónica no fórum da disciplina. Posteriormente, os Certificados serão enviados pelo Centro de Formação para a morada indicada.







© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados