Para beneficiar das opções personalizadas deste site tem de fazer login ou registar-se como sócio da APM.    

ApresentaçãoInscriçõesProgramaSessõesLocaisComissão organizadoraContactos 


A Matemática nos primeiros anos — Pré, 1ºe 2º ciclos
XV Encontro Nacional de professores 
30 e 31 de Março de 2012

Departamento de Matemática (Edifício das Ciências Florestais)

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

 

Pouco a pouco, este encontro especificamente dedicado ao ensino e aprendizagem da Matemática nos primeiros anos, tem percorrido todo o país. Este ano vamos encontrar‑nos nos dias 30 e 31 de Março de 2012, no Reino Maravilhoso de Miguel Torga em Vila Real, no Departamento de Matemática da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD.

Promovido pela Associação de Professores de Matemática e tradicionalmente organizado pelo grupo de trabalho do 1º ciclo, é este ano, mais uma vez, realizado conjuntamente com o grupo de trabalho do 2º ciclo.

Assumindo sempre, mas com mais veemência neste encontro, os primeiros anos como aqueles que se iniciam no pré‑escolar e se estendem até ao fim do 2º ciclo do ensino básico, o encontro pretende ser um ponto de encontro de todos os colegas para partilhar e refletir sobre a Matemática, enquanto temática nestes primeiros anos de escolaridade.

No seguimento dos dois dias do encontro, serão realizadas conferências plenárias, conferências temáticas e sessões práticas sobre vários assuntos e tópicos que, independentemente do tempo e do reino, motivarão os professores interessados em discutir, aprofundar e partilhar os seus saberes e experiências com os colegas: Geometria, sentido de número, OTD, Álgebra, jogos, cálculo mental, resolução de problemas, comunicação matemática, entre outros.

Como já vem sendo tradição nos encontros da APM, deseja-se uma experiência enriquecedora, num ambiente de cooperação solidária entre todos os participantes. Assim, na Matemática, como em Vila Real, Trás-os-Montes, esperamos que aceitem o convite embalados pelas palavras de Torga:

“Vou falar-lhes dum Reino Maravilhoso. Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade, e o coração, depois, não hesite. Ora, o que pretendo mostrar, meu e de todos os que queiram merecê-lo, não só existe, como é dos mais belos que se possam imaginar.”

in Um Reino Maravilhoso, Miguel Torga, 1941.




© Copyright 2010 Associação de Professores de Matemática / Todos os direitos reservados