A Associação de Professores de Matemática (APM) é uma associação de professores ligados ao ensino da Matemática, que abrange todo o território nacional e todos os níveis de escolaridade, do 1º Ciclo ao Ensino Superior.

A APM foi criada em 1986, em Portalegre, num Encontro que reuniu cerca de duas centenas de professores dos mais diversos pontos do país. Neste momento somos perto de cinco milhares. É uma associação sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública.

Os seus objectivos são:
  • Promover o desenvolvimento do ensino da Matemática a todos os níveis;
  • Estimular o intercâmbio de ideias e experiências entre pessoas que se interessam pelos problemas da aprendizagem desta disciplina;
  • Apoiar e divulgar actividades relevantes para a aprendizagem da Matemática;
  • Promover a participação activa dos professores de Matemática de todos os graus de ensino na discussão e implementação de novas práticas pedagógicas;
  • Fomentar o seu interesse e participação em projectos de investigação e de inivação pedagógica;
  • Intervir na definição da politica educativa, especialmente no que respeita aos problemas do ensino da Matemática.

São seus sócios, professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário, do Ensino Superior e estudantes, nacinais e estrangeiros.

Os sócios nacionais distribuiem-se por todos os distritos do Continente e Regiões Autónomas e organizam-se em Núcleos Regionais. Estes Núcleos têm, sempre que possível, sede própria e dinamizam actividades várias no campo do ensino da Matemática na região que abrangem. Temos neste momento 17 núcleos: Açores, Algarve, Almada, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Évora, Leiria, Madeira, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu.

A Direcção da APM é constituída por nove professores de todos os níveis de ensino. Os elementos que integram os corpos directivos conciliam a sua actividade normal, como professores, com trabalho que desenvolvem na associação:

Presidente - Fernando Nunes
Vice-Presidentes - Joaquim Félix; Natália Serrazina; Sónia Figueirinhas
Tesoureiro - Paula Félix
Secretária - Sofia Trindade
Vogais - Helena Sousa; Carla Almeida; Guida Dias

Estatutos da APM

Venha visitar-nos

Associação de Professores de Matemática
Rua Dr. João Couto, nº27 A
1500-236 Lisboa
Tel.: 21 716 36 90
Fax: 21 716 64 24

Ultima actualização:18 de março de 2004 | ©Associação de Professores de Matemática
Projecto "Matemática é de todos" | |
Projecto co-financiado pela União Europeia, Prodep - Feder - Medida 9