Nesta página damos conta dos pareceres que a APM tem feito sobre alguns documentos relacionados com a nossa actividade profissional ou sobre temas que nos interessam directamente enquanto professores de Matemática.

Parecer da Direcção da APM sobre
a avaliação dos alunos do Ensino Básico

Parecer da Direcção da APM sobre o projecto de Despacho Normativo sobre a avaliação dos alunos do Ensino Básico que foi enviado à Sra. Ministra da Educação e à comunicação social. Texto

Posição sobre a suspensão dos exames do 9º ano

A Associação de Professores de Matemática tomou em Assembleia Geral a seguinte posição sobre a suspensão, este ano lectivo, dos exames do 9º ano. Texto

Moção da APM

Moção da APM, aprovada na sessão de encerramento do ProfMat 2003, relativamente à tentativa de relacionar o insucesso em Matemática com a utilização de calculadoras no Ensino Básico. Ideia esta afirmada pelo Ministro da Educação em entrevista ao semanário Expresso de 15. Texto

Parecer sobre as recomendações da Comissão para o Estudo da Matemática e das Ciências

A Comissão para o Estudo da Matemática e das Ciências preparou um documento, divulgado pelo Ministério da Educação à comunicação social, sobre o qual a Associação de Professores de Matemática (APM) não pode deixar de dar parecer. Antes de mais porque o texto enuncia que constitui um conjunto de orientações destinado especificamente à Matemática, área em que esta associação profissional tem já um longo trabalho.(...) Texto

Parecer sobre o Ensino Secundário

Parecer sobre a proposta de Revisão Curricular para o Ensino Secundário que entrará em vigor no ano lectivo 2004/2005.
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Divulgação dos resultados dos exames do 12º ano

Este documento sobre o Ranking das Escolas foi elaborado pelo Secretariado Inter-Associações de Professores (SIAP).
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Suspender ou não? Eis a questão!
(15 de Abril de 2002)

Este documento sobre a suspensão da revisão curricular no Secundário resulta da discussão realizada no conselho Nacional da Associação de Professores de Matemática, de 13 de Abril de 2002.
Este texto foi publicado no jornal Público de 16 de Abril de 2002

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Parecer sobre a prova de Matemática correspondente à 1ª chamada - Código 435

Este parecer inclui uma apreciação a nível dos aspectos gerais e específicos e critérios de correcção, bem como um pequeno comentário.

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Tecnologias na Educação Matemática

A APM tem dinamizado diversos espaços de discussão sobre o tema da tecnologia na educação matemática, com particular incidência nas reuniões do Conselho Nacional e nos Seminários de Formação dedicados às tecnologias. Esta discussão não se encontra terminada e deverá continuar no seio da Associação. Após o Conselho Nacional de 20/01/2001, entende a Direcção dever divulgar o seguinte documento, que resultou das diversas discussões já realizadas.

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Parecer Matemática A e B - 11º Ano
Texto para Discussão - Novembro de 2000

De acordo com o pedido do Departamento do Ensino Secundário, neste parecer "só serão objecto de análise os itens Desenvolvimento do Programa e Bibliografia".

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Relatório elaborado pelo DEB sobre os resultados obtidos nas provas de aferição nacionais do 4º ano de escolaridade, na disciplina de matemática

Este parecer incide preferencialmente, conforme solicitado, sobre os critérios de classificação das provas e sobre a informação a enviar às escolas, sem deixarmos de fazer uma apreciação global dos resultados e sua apresentação neste relatório.

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Exame Nacional do Ensino Secundário
Parecer sobre a prova modelo da disciplina de matemática (Código 435)

Este parecer sobre a prova modelo inclui vários aspectos, nomeadamente: as questões que constituíram a primeira versão da prova modelo, e que tinham sido apresentadas na reunião de 8 de Setembro de 2000; as questões que não tendo sido incluídas na já referida primeira versão; o formulário que acompanhará todas as provas; os critérios de correcção; e o formato da prova.

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Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Este parecer diz respeito à proposta do programa para Matemática Aplicada às Ciências Sociais que foi disponibilizado na Internet para discussão pública.

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Reflexão Participada sobre os Currículos do Ensino Básico

Este parecer diz respeito a três documentos.
O documento 1 faz uma análise geral do processo de implementação dos novos programas e identifica algumas das dificuldades que se tem sentido nas escolas. Contudo, esqueceram-se de aspectos importantes e que tiveram consequências gravosas em todo o processo da reforma, como a ausência de formação de professores nos aspectos inovadores dos programas e os problemas em relação ao 1º Ciclo.
O documento 2 propõe um Perfil de Competências à saída do Ensino Básico. É um documento "novo" que parece importante existir como definição de "metas" a atingir no 9º ano. Contudo, considera-se a sua formulação não adequada.
O documento 3 é um documento específico e, no que se refere à Matemática, aparece completamente descontextualizado do programa em vigor. A principal objecção que se coloca tem a ver com a natureza das "aprendizagens/aquisições nucleares" propostas, por algumas contradições patentes tanto na formulação dos documentos, como com a filosofia dos programas.

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Reflexão Crítica sobre o Programa de Matemática do 1º Ciclo

Apesar de não se considerar que o programa esteja desajustado ao nível etário dos alunos, chama-se a atenção para a falta de articulação equilibrada entre objectivos, metodologias, conteúdos e processos de avaliação, aliada a uma falta de clareza, que podia ser conseguida a partir da apresentação de orientações metodológicas.
Nesta reflexão crítica, apontam-se também algumas recomendações, consideradas importantes, relativas ao envolvimento da implementação e execução do programa.

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Reflexão Crítica sobre o programa de Matemática do 2º Ciclo

Considerado um significativo passo em frente, em relação ao programa anterior para este ciclo de escolaridade, o actual texto programático apresenta, no entanto, alguns aspectos que devem e podem ser melhorados.
Nomeadamente, a falta de equilíbrio na atenção concedida ao desenvolvimento de capacidades, à formação de atitudes e à aquisição de conhecimentos, com uma maior ênfase a ser colocada neste último aspecto, secundarizando os outros, também considerados conteúdos integrantes do programa.
Fazem-se um conjunto de recomendações que dizem respeito directamente aos novos programas, ou ao seu envolvimento.

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Relexão Crítica sobre o programa de Matemática do 3º Ciclo

Depois de se fazer notar a existência de aspectos positivos, a reflexão sobre o programa deste ciclo insiste que ele deverá estar formulado e organizado de modo a poder constituir-se como um bom elemento de trabalho dos professores, o que ainda não foi conseguido. Deve existir uma maior clareza em relação ao desenvolvimento de capacidades e de atitudes e considera-se que existem aspectos que tornam o programa pesado, extenso e difícil de gerir. É criticada a fragmentação da Geometria e apela-se a uma melhor articulação vertical entre os programas dos vários ciclos.
À semelhança das outras reflexões, esta termina com algumas recomendações que devem ser objecto de preocupação e que apontam para algumas alterações.

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Orientações de Gestão do programa de Métodos Quantitativos

Este documento tem por objectivo ajudar o professor na gestão do programa dando também algumas orientações na sua implementação. São considerados como aspectos positivos: a ordenação dos temas; a relevância dada à Estatística e às Probabilidades; o desaparecimento da unidade "Noções Básicas de Lógica" como capítulo autónomo; as referências quanto à importância da utilização das tecnologias; e as referências ao trabalho de grupo como metodologia de trabalho a privilegiar. Existe, no entanto, alguns aspectos que poderiam ser elaborados e concretizados, como: a resolução de problemas, que deveria ser referida como metodologia de trabalho; e a formulação do "Núcleo significativo de objectivos/conteúdos" não ajuda à clarificação dos objectivos e do nível de objectivos a atingir em certos conteúdos.
No parecer dado são feitas algumas observações por tema.

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Exame de Matemática de 12º ano — Prova 135
Apreciação sumária

Prova extensa e mais difícil do que a prova modelo, que trai as expectativas dos últimos anos porque contaria o espírito das provas de 97 e de 98. A parte de escolha múltipla, que vale 81 pontos em 200, é mais trabalhosa do que a do ano anterior. Em nossa opinião esta parte de escolha múltipla continua a ter um peso excessivo nas provas de Matemática.
Do ponto de vista de conteúdos é uma prova pesada que cobre praticamente todo o tipo de assuntos. No que respeita ao estudo de funções, cobre funções trigonométricas, logarítmicas e exponenciais. Para a resposta à última questão da prova deveriam estar indicadas algumas fórmulas trigonométricas que os alunos necessitam de utilizar.
Do ponto de vista metodológico privilegia o domínio de técnicas e não potencializa nem valoriza a utilização da tecnologia gráfica. Desde o ano passado que os professores são aconselhados a usar esta tecnologia e que alunos podem levar calculadoras gráficas para o exame.
É uma prova que não traz facilidades aos alunos mais fracos e médios. Mesmo os alunos mais seguros poderão encontrar algumas dificuldades.

Associação de Professores de Matemática

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Gestão Flexível do Currículo
no Ensino Básico

Desde Janeiro de 1999 que o Conselho Nacional da APM tem vindo a debater o documento do DEB sobre a Gestão Flexível do Currículo. Debate este que foi sendo divulgado em vários APMInformação e nas páginas da Internet da APM. Esta discussão foi dinamizada por um Grupo de Apoio, que elaborou um parecer que foi sendo desconstruído e construído ao longo destes meses. No último Conselho Nacional, em 29 de Maio de 1999, demos o documento por terminado e por isso agora o divulgamos a todos os sócios. Embora consideremos este documento acabado queremos que a discussão em torno do currículo continue e na sua sequência surjam mais iniciativas.
Grupo de Apoio da Gestão Flexível

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Parecer sobre a brochura Matemática – Competências Essenciais

Na reunião do Conselho Nacional da Associação dos Professores de Matemática realizada no dia 30 de Janeiro procedeu-se à discussão das questões levantadas pelo documento do Departamento do Ensino Básico relativamente à brochura Matemática – Competências Essenciais, e sua relação com a intitulada Ensino Básico – Competências Gerais e Transversais.
(…)
Como é possível deduzir da leitura deste parecer o questionamento centrou-se em questões de ordem geral que correspondem, em certa medida, às grandes preocupações dos professores. Outras questões relacionadas com as competências essenciais começaram a ser levantadas.

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Gestão Flexível dos Currículos
Parecer da Associação de Professores de Matemática

A APM reconhece a relevância do envolvimento que lhe foi solicitado para contribuir para a discussão da Gestão Flexível dos Currículos no Ensino Básico. Não podemos deixar de referir, no entanto, que muitos outros problemas da escola de hoje nos preocupam e que gostaríamos de os discutir com o Ministério da Educação.
Entre os problemas que figuram nas nossas preocupações está o desenvolvimento curricular específico do currículo da Matemática, tendo nomeadamente em conta o papel desta disciplina na formação de todos os indivíduos, as ligações entre a aprendizagem desta disciplina e as outras aprendizagens e a avaliação.
São também nossas preocupações o desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento organizacional das escolas.

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PARECER SOBRE A PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR

(Departamento do Ensino Secundário - Documento de trabalho / Nov. 99)


A posição que aqui se apresenta é a possível dadas os condicionalismos temporais criados pelo Departamento do Ensino Secundário, apresentando esta proposta em Dezembro de 1999 e impondo o prazo-limite de meados de Janeiro para aceitar reacções das Associações de Professores.

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Comentário Global ao Reajustamento dos Programas de Matemática do Ensino Secundário

Apraz-nos registar o facto de o programa da disciplina de Matemática dos cursos gerais não ter sofrido grandes alterações do ponto de vista de conteúdos; o mesmo não se poderá dizer do ponto de vista de gestão do programa, algumas das quais provêm das novas linhas orientadoras do ensino secundário.
Várias inovações se destacam: a introdução do módulo de orientação, a gestão do tema III ao longo do ano lectivo e sob a forma de trabalho de projecto, as referências à Internet. O programa dos cursos gerais ainda apresenta a separação da contagem de aulas destinadas ao desenvolvimento do programa e aulas exclusivamente reservadas a testes, que no nossos entender visa reforçar a recomendação sobre a diversificação de instrumentos e de momentos de avaliação. Porém, a linguagem utilizada no programa B não é absolutamente coincidente com aquela, pelo que deve ser esclarecido se é a mesma intenção que preside a ambos.

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Parecer sobre a Prova 435 de Matemática e respectivos Critérios de Correcção
1.ª Chamada / 2000


Parecer sobre a Prova 435 de Matemática e respectivos Critérios de Correcção
2.ª Chamada / 2000