O Carril das Fracções

http://standards.nctm.org/document/eexamples/chap5/5.1/index.htm#applet

Para 2 pessoas

Com este jogo pretende-se que cada jogador mova todas as suas peças para o final dos carris.

O primeiro jogador começa movendo uma ou mais peças azuis ao longo dos carris de modo que a soma das distâncias percorridas por todas elas seja igual ao valor pedido que aparece na parte de cima da janela. Pode mover as peças para a direita (distância positiva) ou para a esquerda (distância negativa).

Quando uma peça é movimentada, no lugar da sua posição inicial fica uma marca até que a jogada seja dada como completa. Para dar a jogada como completa, depois de ter movimentado as diversas peças, carregue em Finish Move.

Depois disso, se a soma das distâncias percorridas pelas peças estiver correcta, é a vez de jogar o 2º jogador; se estiver errada, aparece uma mensagem de erro em baixo e o 1º jogador tem de repetir a sua jogada.

Caso o jogador não queira ou não saiba efectuar uma jogada correcta, deve passar a vez de jogar ao outro jogador carregando em Pass.

O primeiro jogador que conseguir mover todas as suas peças para o extremo direito dos carris, ganha!

Para começar um jogo novo basta carregar em Reset Game.

Sugestão

Propomos-te que, na escola, com os teus colegas, construas um jogo idêntico a este (tabuleiro, marcas e cartões com fracções ou decimais) onde podes colocar fracções diferentes ou números decimais.


Ultima actualização:03 de janeiro de 2003 | ©Associação de Professores de Matemática
Projecto "Matemática é de todos" | |
Projecto co-financiado pela União Europeia, Prodep - Feder - Medida 9